Soluções que te impulsionam

Perguntas e respostas sobre Financiamento de Imóveis

Postado por Captador de Negócios em quarta, julho 6, 2016 Em: Solução em Imóveis

 



Não vendemos Imóveis!

Realizamos Sonhos!
Se ainda não tem um imóvel em vista,
nos informe o que está procurando e nós encontramos pra você (clique aqui),
ou ligue e fique informado sobre os melhores empreendimentos.


 

ÍNDICE DESSE ARTIGO:
1 - Com relação a entrada
2 - Com relação à utilização do FGTS
3 - Com relação ao Programa Minha Casa Minha Vida
4 - Veja o valor do M2 por regiões
5 - VALORIZAÇÃO: É uma boa idéia adiar a aquisição do Imóvel?
6 - Com relação à Linha Branca
7 - Com relação à Campanha de Descontos
8 - Com relação à Agenda de Visitas
9 - Com relação à Entrega de Documentação
10 - Passo-a-passo do processo de Compra (há exceções)
11 - Dica da Revista EXAME por 
12 - CONSÓRCIO: O caminho certo para quem não pode comprar agora mas planeja a compra

VEJA TAMBÉM:

1 - Com relação a entrada

O Sistema Financeiro Habitacional exige que toda aquisição tenha uma entrada em média de 20 à 30% do valor total do imóvel.

- Se o imóvel estiver pronto este percentual é pago no ato da compra.

- Se o imóvel estiver na planta ou em obras, a entrada é parcelada até a conclusão da obra e entrega das chaves, mas ainda assim é necessário uma parcela de ATO que varia de Empreendimento para Empreendimento.

2 - Com relação à utilização do FGTS

O Sistema Financeiro Habitacional permite a utilização do FGTS apenas para abater as parcelas do Financiamento, porém existem exceções. Alguns Empreendimentos permitem uma parcela de FGTS antes da entrega das chaves (caso do Campo Limpo). FGTS na entrada é permitido apenas em alguns casos de Empreendimentos já prontos para morar (caso-a-caso).

3 - Com relação ao Programa Minha Casa Minha Vida

O comprador não pode ter imóvel registrado no nome e também não pode ter utilizado o Programa Minha Casa Minha Vida anteriormente (limite uma vez). O comprador tem direito à subsidio do governo na aquisição do imóvel, o valor pode chegar até à 23.000 conforme a renda (Fazemos um simulado conforme o Empreendimento).

- Quanto maior a renda menor o subisidio mas aumenta o poder de financiamento diminuindo o valor de entrada exigido.

- Quanto menor a renda maior o subsidio, mas diminuindo o poder de financiamento aumentando o valor de entrada exigido.


Obs.: Os resultados diferem conforme o valor do Imóvel e unidade escolhida, tipo de tabela (sac, price etc), conforme a renda, prazo de financiamento, idade do comprador, localidade, fgts etc. 
Portanto para cada situação o simulado é único.


4 - Veja o valor do M2 por regiões



5 - VALORIZAÇÃO: É uma boa idéia adiar a aquisição do Imóvel?

Cada caso é individual, porém a única situação em que pode ser viável a espera, é quando o comprador sabe com certeza, que posteriormente terá um aumento de salário, promoção, ou capitalização (venda de bem, recebimento indenização, processo na justiça, herança etc). Ainda assim pode ser um risco. Se o comprador sabe que não receberá nenhum valor significativo, adiar a compra pode torna r o sonho de aquisição do Imóvel irrealizável. Veja porque:

PREÇO - Sempre no último dia do Mês, as tabelas de qualquer Empreendimento são atualizadas (valorização). Esse aumento no valor do Imóvel é ótimo para quem comprou, pois valoriza o investimento, mas para quem adiou a compra, torna o sonho mais distante;

PRAZO DE PAGAMENTO - Todo Empreendimento tem um fluxo de pagamento, possibilitando o pagamento da entrada em parcelas durante todo o período de obras. Cada mês que o comprador deixa de fechar negócio, será um mês à menos nesse fluxo para p agar a entrada, ou seja, terá menos prazo para pagar, e ainda pagará um valor maior devido o aumento mensal do valor total do Empreendimento.

Veja um exemplo:

- A compradora Maria visitou em janeiro de 2012 um imóvel que seria entregue em janeiro de 2014, na época a entrada ficou em 60.000 parcelados pelos 24 meses da obra;
- Ela adiou a compra e voltou para fechar negócio em Janeiro de 2013 (1 ano depois), e o imóvel sofreu a valorização durante o último ano. A entrada aumentou ficando em torno de 90.00 0 &a grav e; serem pagos em 12 meses (período para entrega do imóvel). Em resumo a Maria gastou 30.000 à mais, além de ter um prazo muito menor para efetuar o pagamento.
IMPORTANTE: Em muitos casos, o comprador não consegue mais comprar, porque a sua renda mensal (salário) e capital para entrada (poupança) não acompanhou a valorização do imóvel.


6 - Com relação à Linha Branca

É muito comum as construtoras presentearem os compradores com a chamada "Linha Branca" (fogão, geladeira e microondas). Normalmente o comprador vê com desconfiança a promoção, no entanto, além de ser uma ajuda concedida ao comprador na organização do futuro lar, a construtora realiza a promoção no intuito de acelerar as vendas, pois normalmente tem outros projetos à serem lançados na mesma região ou em outras localidades.

7 - Com relação à Campanha de Descontos

Quando o Empreendimento é um sucesso de vendas (produto líquido), a construtora consegue diminuir o valor de algumas unidades dependendo da proposta e perfil financeiro do cliente. Os descontos são atrelados a regras, portanto o comprador somente consegue se estiver enquadrado nas regras da Construtora e do Sistema Financeiro Habitacional. Veja alguns Empreendimentos com desconto ou ligue: 
 

8 - Com relação à Agenda de Visitas
É muito importante o comprador visitar o Empreendimento antes de qualquer negociação, porém no caso de Lançamentos existem alguns procedimentos à serem seguidos:
- Breve Lançamento - normalmente só tem um stand de vendas sem apartamento decorado ou maquete (há exceções);
- Lançamento - Stand com Maquete e Apartamento decorado ou Apartamento Modelo na maioria dos casos;
- Em Obras ou Pronto - Visita somente com autorização em d ias e horários pré-agendados pela construtora. Em alguns casos não é permitida a entrada no Empreendimento visando a integridade física do visitante (em construção) ou segurança dos moradores.


9 - Com relação à Entrega de Documentação e Lista de Documentos
- Breve Lançamento - É comum o cliente ser orientado à enviar toda a documentação antes mesmo de qualquer negociação. Esse procedimento se deve ao risco de venda acelerada das unidades, portanto o comprador que não se antecipa com relação à pré-análise de crédito (pré-reserva), corre o risco de no Lançamento ficar sem unidades, ou sem a unidade de interesse;
- Pronto para Revenda - Normalmente, quando determinada unidade volta para revenda, já existe uma fila de espera para aquisi&am p;am p; ccedil;ão, por essa razão também é solicitado aos interessados o envio de documentação antes de qualquer negociação ou visita, visando através dessa antecipação garantir a possibilidade de compra (pré-reserva);
- Lançamento - A documentação pode ser entregue no momento da negociação. Veja a lista de documentos mais utilizada em todos os casos (há exceções):

LISTA DE DOCUMENTOS:

-RG de cada comprador

-CPF de cada comprador

-COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA - Necessário um comprovante no próprio nome de cada comprador, com data atualizada. (São válidos: conta de luz, água, gás, telefone fixo, extrato bancário via correio, extrato de fatura de cartão de crédito)

-CERTIDÃO DE NASCIMENTO (se solteiro, de cada comprador)

-CERTIDÃO DE CASAMENTO de cada comprador E/OU CERTIDÃO DE CASAMENTO COM AVERBAÇÃO (quando separado).

-CTPS (CARTEIRA DE TRABALHO COMPLETA), de cada comprador, conforme segue:

PÁGINA DA FOTO

PÁGINA DA QUALIFICAÇÃO CIVIL

PÁGINA DE TODOS OS CONTRATOS DE TRABALHO E A PRÓXIMA PÁGINA EM BRANCO TAMBÉM

PÁGINA DE TODAS AS CONTRIBUIÇÕES DE FGTS E A PRÓXIMA PÁGINA EM BRANCO TAMBÉM

PÁGINA DE TODAS AS ANOTAÇÕES GERAIS E A PRÓXIMA PÁGINA EM BRANCO TAMBÉM

PÁGINA DE TODAS AS ALTERAÇÕES SALARIAIS E A PRÓXIMA PÁGINA EM BRANCO TAMBÉM

-COMPROVANTE DE RENDA (3 ÚLTIMOS HOLERITES, não pode ser adiantamento quinzenal);

-EXTRATO BANCÁRIO (6 ÚLTIMOS MESES, VISTO QUE, AJUDA NA COMPOSIÇÃO DE RENDA SE PRECISAR) ESTES EXTRATOS DEVEM SER MÊS A MÊS FECHADO, NESTE CASO, CADA UM SEPARADO POR MÊS

-DECLARAÇÃO DE IRPF (COMPLETA + RECIBO) SE FOR DECLARANTE;

-EXTRATO ATUALIZADO DO FGTS, SE FOR UTILIZAR (É POSSÍVEL IMPRIMIR PELO SITE DA CAIXA).


10 - Passo-a-passo do processo de Compra (há exceções)


1 - Comprador procura o Corretor e Informa o Perfil (renda, entrada, fgts, região de interesse etc);
2 - Corretor faz a pesquisa ou já apresenta as opções que se enquadram;
3 - Em caso de Interesse a visita é agendada para conhecer o Empreendimento;

4 - Se o cliente decidiu pela compra, envia os documentos p/ análise;

5 - Pré-análise Coordenação Lopes/Habitcasa;

6 - Liberação de unidades no Lançamento (se já tiver unidades disponíveis não é necessário);

7 - Escolha de unidade e envio de proposta pelo cliente (depende do anterior);

8 - Análise de Crédito para aprovação de financiamento (depende do anterior);

9 - Gerar o contrato em caso de aprovação de Crédito e Proposta (depende do anterior);

10 - Assinatura de Contrato, Pagamentos e Escrituração de unidade (depende do anterior).



11 - Dica da Revista EXAME por 

Para o comprador

1) Torne o corretor seu amigo

Em vez de desconfiar do corretor, busque torná-lo seu amigo e mostre que você não é um comprador comum. Uma boa dica para impressioná-lo pode ser a elaboração de uma lista por escrito do tipo de imóvel que você procura, qual a região, a faixa de valor, o tamanho e outras eventuais exigências. Se ele perceber que você está realmente interessado e gostar de você, ele poderá buscar com mais afinco um imóvel que se adeque às suas expectativas.

2) Não economize perguntas

José Augusto Viana, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imoveis de São Paulo (Creci-SP), explica que o corretor tem a obrigação de informar ao comprador questões relevantes sobre o imóvel. 

Ele sugere que o comprador questione, por exemplo, quem são os vizinhos dos apartamentos, se existe algum tipo de estabelecimento no entorno que costuma gerar maior movimentação ou ruídos na região, como uma oficina mecânica, uma escola ou uma igreja, se são realizadas feiras na rua ou nas proximidades do imóvel, ou se existem projetos de infraestrutura que podem alterar a dinâmica do bairro.

12 - CONSÓRCIO: O caminho certo para quem não pode comprar agora mas planeja a compra

Você não comprou o Imóvel por 1 desses motivos?
 
Renda Insuficiente ?
Entrada Insuficiente ?
Prazo Curto para pagamento?
Restrição no SPC/SERASA ?
Renda sem Comprovação ?
Sem opção em sua região?
 
   E se dissermos que você pode Adquirir o seu imóvel:  
 
Sem análise de crédito ou comprovação de renda!
Investindo em uma aplicação 100% segura !
Lançada pela maior Imobiliária da América Latina !
Administração pelo melhor Banco do País !
Com fiscalização do Banco Central !
Com uma parcela mensal determinada por você, portanto cabe no seu orçamento!
Com Juros mais baixos do que o Juros praticado no Financiamento Imobiliário !
Com Rendimentos maiores que os da Cardeneta de Poupança !
Possibilidade de adquirir o seu imóvel ao término da aplicação !
Ou possibilidade de resgate do valor em espécie ao término da aplicação !

Ou ainda a possibilidade de conquistar o imóvel em qualquer momento por meio de sorteio ! 

 

Há vários motivos para compra o imóvel, mas o principal é:

 

Os imóveis sofrem a VALORIZAÇÃO MENSAL que é lucrativa para quem não perde tempo e adquire o imóvel, mas para quem fica esperando, se torna cada vez mais difícil devido a alta dos imóveis, em média R$ 5.000 mensais (+ ou - depende do valor do imóvel).

Por essa razão, se você não compra imóvel, e nem mesmo se planeja fazendo uma reserva para uma aquisição futura (Consórcio por exemplo), as chances de adquirir diminuem tornando a aquisição mais difícil e mais distante.

Faça o seu planejamento!
Fale comigo! 



EM BREVE MAIS DICAS!




 

 

 

Em: Solução em Imóveis 


Tags: imóveis  lançamento  financiamento  fgts  mcmv  minhacasaminhavida 
Feed/RSS
 
 

Newsletter

Porque escolher a "Solução e Negócio" ?

Experiência em diversos setores corporativos, a "Solução & Negócio" tem se destacado pela busca contante na excelência dos resultados. Superando expectativas e  conquistando a confiança de seus clientes e parceiros, resultam na projeção de crescimennto do grupo. Comprometidos com resultados e proatividade, 
"solução é o nosso maior negócio."